21 fevereiro 2011

TENDÊNCIA - Consumo Colaborativo

O alvoroço em torno do ideia de dividir e alugar "propriedades" de forma a aproveitá-las ao máxima tem aumentado cada vez mais. Em maio de 2010, o TEDx Sidney presenciou, justamente, um talk sobre o aumento do Consumo Colaborativo. Quem falou foi a Rachel Botsman, que escreveu um livro sobre o assunto e artigos em revistas.


Para ela, "Rentalship is the new Ownership" ("aluguel é a nova propriedade").

Os projetos de mobilidade, por exemplo, que tem caronas e o Zipcars, são formas de compartilhar recursos de transporte em uma comunidade. Apesar de acontecerem há um bom, muitos habitantes de grandes cidades não tiveram, ainda, a oportunidade de conhecê-los.

Outros exemplos como NeighborGoods, Airbnb e CouchSurfing, também mostram a busca por compartilhar e trocar, de forma a diminuir o desperdício. E não só objetos: Rachel fala do compartilhamento de tempo, habilidade e dinheiro também. No caso dos veículos, o benefício é ainda maior, já que, além da poluição e sucata que produz, diminui problemas urbanos como os (temidos) congestionamentos.


Rachel Botsman é bastante otimista sobre essa tendência. Para ela, o Consumo Colaborativo sempre existiu. A diferença é que, hoje, temos todas ferramentas necessárias: internet, smartphones e redes sociais nos dão  a estrutura tecnológica, os meios de comunicação e a possibilidade de formação de grupos de mesmo interesse.



Fontes: Website RachelBotsman, PSFK, TEDx

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br